PAN pede à Câmara Municipal uma limpeza urgente dos plásticos do rio Selho e da ribeira de Couros

O PAN de Guimarães espera que a Câmara proceda a uma limpeza profunda das margens do rio Selho, nas freguesias de Fermentões, e da ribeira de Couros, em Creixomil. Em comunicado, o PAN formula este desejo depois de constatar que que nas vésperas da visita do Secretário de Estado do Ambiente, Hugo Pires, a Guimarães, os serviços Municipais procederam a uma limpeza profunda das margens do Ave, nas Freguesia de Ponte e Caldelas, que vão ser visitadas esta terça-feira pelo governantes.

A Concelhia do PAN entende que as políticas do município nesta área têm sido pouco eficazes, como se pode ver nos rios que atravessam as freguesia da cidade de Guimarães.
“Se a Câmara Municipal pretende realmente reduzir a quantidade de plásticos que aparecem nas margens, comece, por exemplo, por tomar medidas simples como a proibição do uso de plásticos leves nas hortas pedagógicas, que são da sua responsabilidade”, afirma Rui Rocha recordando que esta proposta foi apresentada pela primeira vez há mais de dois anos pelo Partido mas “não recebeu qualquer atenção por parte do Município como se pode ver na Horta da Veiga de Creixomil, onde, nos dias de vento, os plásticos se espalham por todo o lado, acabando por ir parar aos rios”.

O Porta-voz da Concelhia frisou, também, que “Março é um mês crítico para fazer podas e limpezas nas margens dos cursos de água. Não é por acaso que o ICNF recomenda que as limpezas nos cursos de água e nas suas margens devam ser feitas entre os meses de Outubro e Fevereiro”.


Marcações: limpeza , rios , PAN

Imprimir Email