Hospital de Guimarães derrama "acidentalmente" combustível para a Ribeira de Couros
O Hospital Senhora da Oliveira de Guimarães (HSOG) derramou, ontem, acidentalmente combustível Nafta para a Ribeira de Couros.
Em comunicado, o HSOG esclarece que "existiu uma fuga acidental de combustível (Nafta) de um dos geradores de vapor para o circuito de condensados, por rotura de um permutador". "Assim que detectado o derrame, foi encerrado o circuito do Gerador, contendo a fuga, e procedeu-se, de imediato, à remoção e limpeza do combustível na caixa de drenagem. O problema da fuga foi imediatamente resolvido, sendo que, de seguida, procedeu-se à limpeza de toda a rede de águas pluviais", pode ler-se na nota.
Com o intuito de "mitigar" o impacte ambiental deste derrame acidental em ambiente aquífero, o HSOG acrescenta que contou com o apoio e meios da Vimágua – Empresa de Água e Saneamento de Guimarães e Vizela, que procedeu "à limpeza e recolha de combustível de toda a rede de descarga de águas pluviais".
"A situação ficou rapidamente resolvida. A ressalvar que a Central Térmica do HSOG possui uma equipa de Fogueiros, com vigilância à Central de 24h/dia, que procede à manutenção preventiva e correctiva da mesma, e que cumprem as normas de segurança regulamentares. Essa vigilância permitiu detectar de imediato o derrame, assim como implementar as medidas de contenção, remoção e limpeza do combustível e resolver a situação com extrema rapidez", lê-se na mesma nota.
Contactado pelo Grupo Santiago, o SEPNA confirmou o levantamento do auto, acrescentando que notificou a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) da ocorrência.
Marcações: Hospital de Guimarães