Guimarães felicitou Lisboa que vai ostentar título de Capital Verde Europeia em 2020
A Câmara de Guimarães felicitou Lisboa que vai ostentar título de Capital Verde Europeia em 2020. O galardão foi entregue à capital portuguesa na cerimónia realizada ontem, em Nijmegen, cidade holandesa que obteve o prémio este ano.
Em comunicado, o Município de Guimarães informa endereçou, "em nome dos vimaranenses, os mais sinceros parabéns à Cidade de Lisboa por ter alcançado tão prestigiado reconhecimento e felicita os lisboetas pelo trabalho que têm vindo a desenvolver". "É para Guimarães um orgulho partilhar visões e princípios na mesma corrida, não só por nos situarmos entre as melhores Cidades da Europa, como por sabermos que, juntos, contribuímos para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, para a protecção e defesa do ambiente e para a sustentabilidade do Planeta", refere.
"É urgente e importante continuarmos o caminho do combate às alterações climáticas, diminuindo o aquecimento global através da contínua redução das emissões de carbono, reduzindo a produção de resíduos, nomeadamente de plásticos, acelerando a transição das nossas cidades para uma mobilidade mais sustentável e incrementando uma maior eficiência energética, prosseguindo os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e da Agenda 2030", referiu a nota de imprensa.
"Guimarães continuará a abraçar este caminho da sustentabilidade centrada no cidadão, envolvendo toda a comunidade e olhando para as Capitais Verdes Europeias como exemplos a seguir. O “caminho” é o mais importante de todo o processo. Independentemente dos galardões, ainda que importantes, é a política centrada nos cidadãos e as soluções ecológicas no terreno que farão a mudança e a transição necessárias para uma maior sustentabilidade, resultando numa melhoria da nossa qualidade de vida", conclui a Autarquia, garantido que apresentará em breve uma nova Estrutura de Missão, centrada no Desenvolvimento Sustentável, projectando Guimarães e consolidando a Agenda 2030. Será o reforço nos investimentos e nas soluções mais sustentáveis um sinal forte e claro de que a visão e a direção se mantêm no mesmo sentido", conclui.
Marcações: Capital Verde Europeia em 2020, Lisboa