Apresentada a primeira equipa de Sapadores Florestais para Guimarães

A primeira equipa de Sapadores Florestais para Guimarães foi apresentada esta segunda-feira que resulta de um protocolo celebrado entre a Associação dos Silvicultores do Vale do Ave, a Câmara de Guimarães e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.

Desde Dezembro, a equipa de sapadores florestais estão ao serviço com a responsabilidade por mais de seis mil hectares do território concelhio.
Na apresentação da nova equipa formada por cinco elementos e que decorreu no salão nobre da Autarquia, o Presidente do Município destacou a importância do trabalho que vai ser desenvolvido pela equipa de sapadores de cinco elementos na defesa da floresta do Concelho.

"Trata-se de uma equipa chamará a si uma tarefa muito mais do que a limpeza, fará a gestão da floresta", vincou Domingos Bragança. 
O Presidente do Município vimaranense destacou ainda que o trabalho articulado entre todos os agentes do Município, é fundamental para defender um bem colectivo essencial para a sobrevivência humana.

Na mesma cerimónia, o Presidente da Associação dos Silvicultores do Vale do Ave lembrou que "os sapadores não são bombeiros".
Segundo Sequeira Braga, a equipa de sapadores florestais chamará a si, de Inverno, a função preventiva e, de Verão, participará na vigilância e participação na primeira intervenção em caso de incêndio, podendo ainda ter acção nos rescaldos.
 
Durante a cerimónia de apresentação, a Vereadora do Ambiente, Sofia Ferreira, destacou o papel que a equipa de sapadores desempenhará no contexto dos grandes desafios que se colocam actualmente com as "alterações climáticas, nomeadamente ao nível da prevenção dos incêndios florestais, dando sequência ao trabalho desenvolvido nos últimos anos".
 

 


Marcações: Ambiente

Imprimir Email