PS questiona Ministro do Ambiente sobre atentados ambientais no Rio Ave
Os deputados vimaranenses do PS na Assembleia da República solicitaram esclarecimentos ao Ministro do Ambiente sobre os atentados ambientais que têm vindo a ser cometidos no Rio Ave.A iniciativa parlamentar de Luís Soares e Sónia Fertuzinhos surge na sequência das últimas descargas feitas pela pedreira Macedo de Nicolau, de Gondomar.
Em declarações ao GuimarãesDigital, Luís Soares sublinha que os sucessivos atentados praticados no Rio Ave, sugerem que a capacidade inspectiva e contraordanacional manifestam falta de eficácia que deve ser corrigida.
Quem também veio a público manifestar a sua preocupação pelos acontecimentos, foi a deputada Municipal do Partido Ecologista Os Verdes.
Mariana Silva diz que os sucessivos atentados praticados pela empresa Nicolau de Macedo indiciam falta de punição exemplar.
Recorde-se que na passada sexta-feira o SEPNA da GNR identificou uma descarga poluente para o Rio Ave efectuada pela pedreira Nicolau de Macedo. Situação idêntica registou-se na passada quarta-feira, tendo a empresa alegado uma avaria do seu sistema de tratamento de águas da lavagem de areias. Recorde-se que a Nicolau de Macedo tem um já longo hostorial de incumprimento ambiental, tendo tido a sua actividade suspensa em Setembro do ano passado, no seguimento de uma vistoria onde foi confirmada a necessidade de se implementarem medidas adicionais para a resolução dos problemas relacionados com a drenagem de águas pluviais. Nessa altura, a Agência Portuguesa do Ambiente prometeu cortar a energia à empresa, como medida cautelar de suspensão de toda a actividade da pedreira de Gondomar.
Marcações: Ambiente