Pedreira que fez descarga para o Ave tem de suspender actividade que produz efluente

A empresa Nicolau e Macedo, de Gondomar, responsável pela descarga poluente feita para as águas do Rio Ave, no passado dia 28 de Agosto, foi intimada a suspender, esta sexta-feira, temporariamente, as actividades que produzem efluentes.

A decisão foi tomada e comunicada após uma visita às instalações da empresa por parte de representantes da Direcção-Geral de Economia, Agência Portuguesa do Ambiente, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Norte, Unidade de Saúde, SPNA, Câmara Municipal de Guimarães com os seus serviços de fiscalização e a Polícia Municipal.
Face à decisão tomada, a empresa Nicolau e Macedo fica obrigada a apresentar um plano de correcção destinado a eliminar as anomalias em causa.


O referido plano será analisado pelas entidades competentes e depois de aprovado e executado será vistoriado para aprovação a fim de que a actividade possa ser retomada.

Caso se venham a verificar novas prevaricações por parte da empresa Nicolau e Macedo, as entidades competentes avançarão com a medida cautelar de corte de energia que obrigará a suspensão de toda a actividade.

Refira-se que nesta altura correm termos na Agência Portuguesa do Ambiente oito processos de contra-ordenação grave por infracções cometidas pela referida empresa.


Marcações: Ambiente

Imprimir Email