Maioria dos vimaranenses separa resíduos de embalagem
Mais de 70 por cento das famílias de Guimarães separam os resíduos de embalagem.Esta é uma das conclusões da Missão Reciclar, realizada pela Sociedade Ponto Verde.
A Missão Reciclar, considerada a maior acção de sensibilização ambiental de lares realizada em Portugal, envolveu cerca de 35.000 lares do concelhos de Guimarães, numa iniciativa que teve como objectivo conhecer os hábitos da população do Concelho no que diz respeito à reciclagem de embalagens, converter todos os que ainda não reciclam em separadores totais e clarificar as regras de reciclagem a todos os que reciclam.
De acordo com os resultados obtidos no concelho de Guimarães, 72 por cento dos inquiridos faz a separação das embalagens usadas e coloca-as no respectivo ecoponto. Durante a acção, foram ainda entregues, a quem não tinha o hábito de separação e também a quem já separava mas não tinha um ecoponto doméstico, 4.567 conjuntos de ecobags, constituídos por três sacos das cores dos ecopontos para separação selectiva de embalagens, num total de 23.500 conjuntos distribuídos a nível nacional.
Quando questionados sobre a razão para a não separação doméstica do lixo produzido, 24,4 por cento apontaram a falta de recipientes próprios para o efeito, 43,7 por cento referiram a noção do excessivo trabalho pessoal / familiar implicado e 6,7 por cento atribuíram a causa à distância ao ecoponto.
A “Missão Reciclar” tem como objectivo promover a separação de embalagens, clarificar as regras da separação àqueles que já separam e, simultaneamente, recolher dados sobre os hábitos e atitudes de reciclagem por parte das famílias de cada Município.
Marcações: Ambiente