Conferência sobre boas práticas ambientais em contexto urbano

A Câmara Municipal de Guimarães, em parceria com a ADRAVE - Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Ave, organiza esta quinta-feira, no Pavilhão Multiusos de Guimarães, uma conferência subordinada ao tema “Modelos de Desenvolvimento, Sustentabilidade e Funções de Ecologia Urbana”.
O encontro tem como objetivo abordar práticas de sustentabilidade ambiental em contexto urbano, bem como apresentar e debater uma abordagem das Hortas Urbanas enquanto espaços de desenvolvimento social, económico e ambiental e destacar o seu valor ecossistémico no território.
A conferência surge enquadrada, designadamente, nas atividades relacionadas com o valor ecossistémico dos parques e jardins urbanos e no seguimento do alargamento da rede de cidades do Park Atlantic, que integra também agora, em Portugal, o concelho de Guimarães. 

A sessão de abertura, agendada para as 9h30 horas, será presidida por Domingos Bragança, Presidente da Câmara de Guimarães, numa cerimónia que contará ainda com a presença de Teresa Lameiras, Vogal da Autoridade de Gestão do Programa INTERREG Espaço Atlântico, e de Joaquim Lima, Administrador-Delegado da ADRAVE.
Pelas 10h00, terá início a primeira conferência intitulada “Hortas Urbanas: Espaços de Desenvolvimento”, liderada por Rita Folgosa, do Departamento de Ambiente Urbano da Câmara Municipal de Lisboa, e por Maria Pardo, Vereadora do Concelho de Santiago de Compostela. 
Uma hora e meia depois, realiza-se o painel “Boas Práticas: Exposição e Disseminação”, que contará com a participação de três oradores, entre eles, Jorge Fernandes, do Município de Guimarães, que abordará o bem-sucedido exemplo da Horta Pedagógica e Social da Veiga de Creixomil, em Guimarães, que será visitada pelos participantes, a partir das 14 horas.
Às 15h30 horas, Paulo Farinha Marques, arquiteto paisagista da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, presidirá à segunda conferência, subordinada ao tema “Desenvolvimento Urbano Sustentável: da teoria à prática”. 

No final, pelas 16h45 horas, decorrerá uma tertúlia sobre “As Funções de Composição Urbana, Social, Ambiental e Económica da Estrutura Ecológica”. Os Parques Metropolitanos do Porto serão o assunto a tratar pela arquiteta paisagista Teresa Andresen, da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, enquanto Elisabete Alves, da Fundação de Serralves, abordará o tema da “Estrutura Ecológica Urbana como Equipamento de Educação e Animação Sóciocultural”.
Esta conferência realiza-se no âmbito das atividades do projeto “Park Atlantic”, cofinanciado pelo Programa de Cooperação Territorial INTERREG Espaço Atlântico, no qual a ADRAVE é parceira, em cooperação com o Município de Santiago de Compostela (Espanha), a região do Mid-West Regional Authority (Irlanda), a Communauté d’Agglomération Pau Pyrénées (França) e a Mairie d’Angers (França).


Marcações: Ambiente

Imprimir Email