Ministro elogia prevenção de fogos florestais realizada na Penha

O Ministro da Administração Interna considera que a Penha é um bom exemplo do trabalho que deve ser realizado para prevenir fogos florestais.
A prevenção é a melhor arma para combater os fogos florestais. A ideia foi defendida pelo Ministro da Administração Interna que esta sexta-feira veio a Guimarães conhecer e elogiar o projecto implementado pela Irmandade de Nossa Senhora do Carmo da Penha de defesa dos recursos florestais, através de um plano de limpeza e valorização da floresta. 

Miguel Macedo sublinhou que o Governo está apostado em intensificar a fiscalização e a punição dos proprietários que não procedam à limpeza das matas numa estratégia que visa minimizar as condições que potenciam os incêndios florestais num país com clima mediterrânico e por isso propenso a esse tipo de ocorrências.
Na cerimónia, realizada na Penha, o Presidente da Câmara também enalteceu o bom trabalho levado a cabo pela Irmandade da Penha na defesa da floresta da montanha.

Depois de referir que o último incêndio ocorrido na Penha registou-se em 1997, o Juiz da Irmandade sublinhou que o pulmão de Guimarães resulta de um trabalho iniciado no início do século passado.

Fruto do trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo dos anos, Roriz Mendes sublinhou que existem actualmente a existência de cerca de 100 espécies catalogadas, dominadas por árvores autóctones fruto de um plano de reflorestação e prevenção resultou. Aquele responsável reiterou ainda o objectivo estratégico de apresentar a floresta da Penha a Património Natural Classificado, reforçando ao desejo da Câmara de promover Guimarães à categoria de Capital Verde Europeia.


Marcações: Ambiente

Imprimir Email