Reflorestação da montanha da Pedra Fina em São Torcato

A Junta de Freguesia da Vila de São Torcato, em parceria com o projecto Eco Escolas, deu início ao processo de reflorestação da montanha da Pedra Fina.

Trata-se de um local icónico para a Vila vimaranense, pois foi desse local onde parte substancial do granito foi extraído para construir a Basílica de São Torcato. Após vários incêndios que devastaram aquela montanha nas últimas décadas, a área ficou árida e com algumas árvores e espécies invasoras.
Em comunicado, a Junta de Freguesia fala numa situação que "tem causado prejuízos nas zonas mais baixas da Vila, devido à incapacidade dos solos em segurar as terras".

Neste contexto, o projecto Eco Escolas visa "devolver a fauna e a flora a esta montanha, assegurar a estabilização dos solos e permitir a criação de trilhos e de turismo de montanha". Para a concretização deste objectivo "serão necessárias milhares de árvores que já estão a ser angariadas através de diversos programas", junto do Município de Guimarães e do Laboratório da Paisagem que se assumem como parceiros do projecto) e permitirão devolver ao local o "pulmão" de outrora, quer para a Vila de São Torcato, quer para o concelho de Guimarães.


Marcações: Pedra Fina

Imprimir Email