Presidente da Câmara agraciado pelos bombeiros com medalha Fénix de Honra
O Presidente da Câmara de Guimarães foi agraciado com a medalha Fénix de Honra da Liga dos Bombeiros Portugueses. A distinção foi proposta pelas associações humanitárias dos bombeiros de Guimarães e Taipas e entregue na sessão solene das Jornadas Nacionais do Bombeiros que decorreu no Largo do Toural este sábado.
Na sessão solene o Presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, António Nunes disse que "os bombeiros são indispensáveis na segurança da população" e deixou recados ao poder político lembrando as reivindicações dos bombeiros.
Em representação do Governo, o secretário de estado da Protecção Civil, Paulo Simões Ribeiro, prometeu dialogar com os representantes dos bombeiros para dar "satisfação às suas legítimas e justas reivindicações".
O Presidente da Direcção dos Bombeiros de Guimarães, João Pedro Castro, agradeceu a todos quantos contribuíram para a realização das Jornadas Nacionais dos Bombeiros que pela primeira vez se realizaram no âmbito do Dia Nacional do Bombeiro.
Na sessão solene foram atribuídas condecorações a bombeiros, federações de bombeiros e beneméritos. Uma sessão que, no entanto, foi ensombrada pela notícia da morte de um chefe do quadro de honra dos Bombeiros da Lixa.
Antes da sessão realizou-se um desfile apeado e motorizado pelas ruas da cidade de Guimarães em que participaram representantes de associações de bombeiros dos distritos de Braga, Viana do Castelo, Vila Real e Porto.
As jornadas Nacionais dos Bombeiros terminam este domingo com a celebração de uma missa na Igreja de S. Francisco.
Marcações: Domingos Bragança, medalha Fénix de Honra