Quase 12 horas de 'apagão' em Guimarães: Protecção Civil reúne esta terça-feira para nova avaliação da situação

images/2025/freguesias/luz_apagao1.jpg

O fornecimento da energia eléctrica regressou à normalidade depois do 'apagão' de ontem que durou mais de 10 horas na maioria das localidades do concelho de Guimarães.

Eram cerca de 11h30, quando Portugal ficou ‘às escuras’ em plena luz do dia, num apagão que ficará para a história.

Em Guimarães, o restabelecimento começou ao início da noite e continuou progressivamente: à meia-noite, todo o concelho já tinha garantido o abastecimento de luz eléctrica.

À semelhança do que aconteceu em todo o País, associado à falta de energia, as comunicações móveis também sofreram fortes condicionamentos.

Registou-se uma autêntica corrida aos postos de abastecimento de combustível com longas filas, assim como aos supermercados para adquirir enlatados, papel higiénico e água, com muitas pessoas a manifestarem algum pânico perante a inicial dimensão imprevisível da duração do apagão.

Na origem terá estado uma “oscilação de tensões” na rede espanhola, que fornece eletricidade a Portugal.

Em comunicado, o Município de Guimarães adiantou que ontem esteve reunida a Comissão Municipal de Proteção Civil no Centro de Operações Integradas de Guimarães, de modo a avaliar o ponto de situação atual no concelho.

"O Serviço Municipal de Proteção Civil da Câmara Municipal de Guimarães, com a colaboração das várias entidades e Agentes de Proteção Civil, mobilizou os meios necessários e adequados às situações apresentadas, com especial foco nas infraestruturas críticas, como o setor da saúde e o abastecimento público de água, sendo desenvolvidas todas as ações para minimizar o impacto no funcionamento destes serviços", refere-se.

Esta terça-feira, a Comissão Municipal de Proteção Civil voltará a reunir às 10h00, no salão nobre, para uma nova avaliação. Às 11h30 será feita uma comunicação à imprensa.

terça, 29 abril 2025 08:11 em Sociedade

Imprimir