VÍDEO: Aumentam "graffitis" em Guimarães: autoridades reforçaram acções para identificar infractores
Estão espalhados por toda a cidade, em edifícios abandonados, em paredes, portões de garagens, muros e mobiliário urbano: os graffitis coloridos, de diversos tamanhos e feitios, podem ser facilmente identificados nas ruas e nas praças de Guimarães.
Actos de vandalismo ou expressões artísticas, com símbolos e letras que revelam uma espécie de intervenção intencional, assumida através da assinatura dos seus autores, estas manifestações têm aumentado na cidade. A Avenida D. Afonso Henriques surge como o espaço mais intervencionado.
A União de Freguesias da Cidade pediu à PSP de Guimarães a identificação dos infratores, lamentando os actos que qualifica de "puro vandalismo", praticado pela calada da noite, e que torna a cidade feia e desagradável. "Qualquer pequena volta pela cidade revela múltiplos graffiti que em nada contribuem para Guimarães. São portas de estabelecimentos fechados, caixas de electricidade e comunicações, paredes de habitações, vasos, tudo serve para “borrar"", indica o autarca Rui Porfírio.
Contactada pelo Grupo Santiago, a Câmara de Guimarães afirma que está a acompanhar o fenómeno crescente, garantindo que tem sido incrementado "o reforço das acções de patrulhamento, com o objectivo de dissuadir a prática destes comportamentos e identificar os seus responsáveis". "Estes incidentes, que afetam a estética e a integridade desses espaços, têm sido detetados em diversos locais da cidade", reconhece o Município, acrescentando que "em resposta a esta situação, incrementamos um reforço das ações de patrulhamento, com o objectivo de dissuadir a prática destes comportamentos e de, obviamente, identificar os responsáveis por estes atos, o que ainda não foi conseguido, provavelmente por serem actos cometidos em horários muito tardios".
"O Departamento de Ambiente e Sustentabilidade solicitou a colaboração da Polícia Municipal e da Polícia de Segurança Pública, no sentido de auxiliar na identificação e responsabilização dos seus autores, com o objectivo de garantir a segurança e a preservação do espaço público, trabalho que, neste momento, está a ser levado a cabo".
"Complementarmente, está a ser preparada uma campanha para a comunicação social local, com vista à sensibilização dos cidadãos para a necessidade de promover a defesa do património de Guimarães, património de excelência que a todos pertence", refere a Autarquia.
O Comando Distrital de Braga da PSP assegurou que estão a decorrer diligências no sentido de travar a acção dos supostos artistas nocturnos que, a coberto da noite, agem à revelia e danificam a integridade do património quer público, quer privado.
Marcações: arte urbana, grafiti