Ministra da Administração Interna elogia cooperação que permitiu construir novo posto da GNR de Lordelo
A Ministra da Administração Interna presidiu esta quinta-feira à cerimónia de inauguração do novo posto da GNR de Lordelo, situado no lugar de Mide.
Margarida Blasco destacou a qualidade das novas instalações e agradeceu ao Município de Guimarães o contributo fundamental que permitiu concretizar o projecto, salientando o "trabalho de enorme colaboração entre a Câmara Municipal de Guimarães, a GNR e a Secretaria Geral do Ministério da Administração Interna".
Para a Governante, "esta articulação institucional revela a importância do trabalho em parceria do poder central, do poder local e das forças de segurança para concretizar um projecto que dão resposta às necessidades das forças de segurança" para o desempenho da sua missão ao serviço da população.
Na sua intervenção, o Presidente da Câmara salientou a importância das novas instalações para o cumprimento da missão da GNR na sua área de intervenção do Concelho.
"Estamos aqui a inaugurar este posto da GNR de Lordelo que assume uma importância muito grande porque é uma obra que foi muito desejada quer pela população desta área territorial do Concelho sendo tão importante para a sua população, para a sua indústria e até do fenómeno desportivo pelo existência do Moreirense porque sabemos que um dos fenómenos difíceis ao nível da segurança são os eventos desportivos", afirmou.
Salientando o contexto de mobilidade actual de grande complexidade, Domingos Bragança defendeu o investimento necessário para que as forças de segurança possam estar à altura da missão de protecção de pessoas e bens.
"As nossas forças de segurança têm de ter instalações como estas, confortáveis, dignas e que lhes permitam fazer o seu dia-a-dia, a sua formação contínua com equipamentos que vão desde viaturas até equipamentos electrónicos e de cibersegurança. Hoje percebemos que o mundo é tão complexo que a situação de acompanhamento é feito de proximidade física à população que não poderá ser retirada mas essa proximidade precisa também de meios mas de meios mais complexos e sofisticados como é esta era digital em que vivemos", concluiu.
Na mesma linha de pensamento, a Ministra da Administração Interna, referiu a importância de proporcionar às forças de segurança as melhores condições para o seu desempenho ao serviço das populações e do País.
"O combate à criminalidade e manutenção da ordem pública e a protecção das populações, são desafios crescentes que exigem dos nossos agente um comportamento irrepreensível e altamente profissional. Mas para que todos possam cumprir a sua missão é nosso dever proporcionar-lhes condições de trabalho que os valorizem ainda mais, que dignifiquem as suas fardas e que reforcem a sua capacidade de resposta ", afirmou.
Para a Governante, o novo posto da GNR de Lordelo "é mais do que um edifício, é o símbolo de um Estado que se preocupa, que investe e reconhece a importância da segurança pública. Estou convicta que investir nas forças de segurança e investir na paz pública, é investir no bem estar, na segurança e na protecção de Portugal e dos portugueses", concluiu.
O novo posto da GNR de Lordelo, teve um custo de 1 milhão e 300 mil euros, com financiamento da Secretaria Geral do Ministério da Administração Interna e da GNR, e gestão do Município de Guimarães.