Câmara de Guimarães esclarece custos do projecto Metrobus e Mobilidade Sustentável
O projecto do Metrobus entre Guimarães e Braga tem gerado várias questões, nomeadamente sobre os custos estimados, o tempo de percurso e a sua integração no panorama mais amplo da mobilidade regional.
Sobre a decisão de avançar inicialmente com o Metrobus e não com um sistema de metro ligeiro, a autarquia argumenta que a questão do investimento inicial não pode ser dissociada dos custos de operação.
Relativamente à questão do tempo de viagem entre Guimarães e Braga Alta Velocidade, a autarquia esclarece que não é correcto dizer que com o BRT o tempo de percurso até à estação de alta velocidade é de 45 minutos. Esse tempo é calculado para viagens não directas, com o veículo a servir todas as estações intermédias. O que se prevê é que haja serviços directos Guimarães Braga-Alta Velocidade, com paragem na vila das Taipas, coordenados com os horários dos comboios de alta velocidade. E, nesse caso, os tempos de viagem serão da ordem dos 30 minutos.
Ainda de acordo com o Município,também não é correcto referir que o tempo de viagem em automóvel, pela auto-estrada, seja de 20 ou 25 minutos. O que se objectiva como estratégico é a oferta de um transporte público com fiabilidade, certeza de horários, seguro e confortável, exatamente, para descongestionar o saturado transporte rodoviário na base do carro individual.
Refere ainda a Câmara que a viagem num BRT em canal dedicado não tem contingência de congestionamento, tornando-se mais rápida, mais sustentável e mais previsível, o que é crítico quando se trata de ligações a outros meios de transporte público, neste caso o comboio de alta velocidade.
A concluir, o Município acrescenta que esta solução de BRT/ MetroBus permitirá o serviço local de transporte público, em todo o seu trajecto, apoiado em 12+4 paragens/estações, localizadas entre Guimarães e o limite do concelho, e a Vila das Taipas e o Avepark, o que não é possível garantir num percurso de Auto- Estrada.