Centenas de pessoas acompanharam simulação de combate ao fogo pelos Bombeiros de Guimarães
Centenas de pessoas assistiram esta tarde ao simulacro de incêndio realizado no Hotel Toural pelos Bombeiros Voluntários de Guimarães.No âmbito deste exercício operacional, duas pessoas foram resgatadas do Hotel Toural, num demonstração que mobilizou 50 operacionais e uma 11 viaturas.
O Comandante dos Bombeiros Voluntários de Guimarães, Bento Marques, justificou que o simulacro ocorreu num conjunto edificado onde ocorreu um grande incêndio a 4 de Junho de 1869, onde morreram quatro pessoas e vários prédios foram destruídos, tragédia que mobilizou a Cidade para a criação de uma associação de bombeiros voluntários.
Sempre ao serviço da comunidade, a Instituição resulta assim do esforço de inúmeras gerações de pessoas que, em cada época, responderam aos desafios ditados pelas necessidades das populações.
As comemorações dos 140 anos dos Bombeiros Voluntários de Guimarães continuam no próximo sábado à tarde com a realização de um workshop de Suporte Básico de Vida.
O ponto alto das celebrações será no dia 19 deste mês, com um programa que começa às 9h00, com o hastear das bandeiras, seguido da formatura e imposição de divisas. Pelas 10h00, terá início o desfile apeado e motorizado do quartel para o Largo do Toural, onde às 10h30 realizar-se-á uma missa campal, com a participação do Orfeão de Guimarães, e que será transmitida pela RTP2. O programa comemorativo prevê ainda a homenagem aos Bombeiros e tributo aos fundadores junto ao monumento ao Bombeiro, seguida da benção de uma nova viatura de combate a incêndios.
Marcações: Sociedade