Resultados das legislativas em Guimarães analisados pela vereação municipal

images/2025/visitas_radio/reuniao_eleicao.jpg

O Executivo vimaranense reuniu esta segunda-feira, numa sessão em que o período antes da ordem do dia foi preenchido com o rescaldo das eleições legislativas antecipadas realizadas ontem. O triunfo da Aliança Democrática e a reeleição do vereador Ricardo Araújo e Emídio Guerreiro, assim como a estreia do vereador Paulo Lopes Silva na bancada do PS na Assembleia da República não passaram à margem da análise da vereação.

Na reunião, coube ao vereador do PSD Hugo Ribeiro manifestar "satisfação" e agradecer a todos os vimaranenses "a confiança que depositaram na Aliança Democrática", tendo justificado a ausência dos vereadores do partido Ricardo Araújo (reeleito deputado) e Bruno Fernandes. "Foi um resultado expressivo, para o qual contribuiu significativamente o sucesso da coligação a nível nacional", disse, felicitando os deputados vimaranenses eleitos para a Assembleia da República, no caso Ricardo Araújo e Emídio Guerreiro, da AD, e Paulo Lopes Silva, do PS. "Desejo o maior sucesso, estou certo de que vão empenhar todos os seus esforços na defesa dos interesses de Guimarães", frisou, aproveitando o momento para dirigir-se ao Presidente da Câmara para continuar a assegurar "a total colaboração institucional da AD". "Estamos comprometidos com o desenvolvimento de Guimarães e com a protecção da qualidade de vida dos vimaranenses, trabalhando em conjunto na concretização de projectos e iniciativas que beneficiem o Concelho", apontou Hugo Ribeiro.

A representante do CDS-PP, Vânia Dias da Silva, felicitou os vereadores eleitos, observando que foram "eleições intensas, com resultados algo surpreendentes". "Os vimaranenses responderam com ênfase ao apelo da AD e votaram expressivamente, reforçando a presença do PSD e do CDS-PP no Parlamento, conseguindo um número de mandatos bastante superior a toda a esquerda reunida", afirmou, acrescentando que a vitória demonstra que "os portugueses quiseram e querem que o PSD e o CDS a conduzir os destinos do País, querem que o Governo continue a desenvolver o programa político iniciado em 2024 e que confiam na estabilidade garantida pelos dois partidos".

"Em Guimarães, o sinal de mudança foi alinhado com o resultado nacional", continuou, ao indicar que o triunfo da AD "é o resultado de um trabalho incansável dos representantes que estão na Assembleia da República para defender Guimarães e que finalmente começa a dar frutos". "O Dr. Ricardo Araújo tem sabido muito bem exercer o seu mandato de influência enquanto representante do País e de Guimarães e os esforços que desenvolveu ao longo de um ano tem uma expressão visível, quer quanto ao que já se conseguiu para a Plataforma das Artes, para as obras de requalificação na igreja de Santa Marinha da Costa e para o Campus de Justiça", frisou Vânia Dias da Silva, ao salientar que "o Governo não pôs Guimarães em segundo plano".

O Presidente da Câmara felicitou igualmente os vimaranenses eleitos para exercer funções na Assembleia da República, agradecendo a estrutura operacional que acompanhou o acto eleitoral no Concelho. Domingos Bragança disse "esperar que deste resultado eleitoral possa sair estabilidade governativa". "As soluções não vão ser fáceis, mas espero que possam encontrar uma solução de estabilidade para que o Governo possa ter condições para cumprir o programa que foi sufragado", prosseguiu.
"Não vale a pena esconder! A situação política é complexa e vai obrigar a todos a uma máxima responsabilidade, com inteligência colectiva, para que surjam as melhores condições", apontou, desejando que "o Governo continue a atender à importância de Guimarães, apoiando nos projectos essenciais". Partilhou ainda a esperança de que "todos os vereadores possam exercer até ao fim do seu mandato o lugar de deputados na Assembleia da República para o qual foram eleitos", o que motivou alguns sorrisos, dado que Ricardo Araújo, do PSD, já anunciou que será cabeça de lista à Câmara Municipal pela coligação "Juntos por Guimarães" nas próximas eleições autárquicas.

segunda, 19 maio 2025 15:41 em Política

Imprimir