Município de Guimarães vai construir 111 habitações em Fermentões
As 111 habitações que o Município de Guimarães vai construir ao abrigo do programa 1º Direito ficarão localizadas na freguesia de Fermentões.
A revelação foi feita pela Vereadora com competências na área de habitação, Adelina Pinto, no final da última reunião do Executivo vimaranense. "Inicialmente, estava prevista a localização em Creixomil e Fermentões, mas agora estamos a rectificar a candidatura com o Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana para avançar com a totalidade em Fermentões", assinalou a responsável, esperando que estes fogos sejam construídos até final de 2026.
Na sessão ficou ainda a saber-se que a Câmara de Guimarães conseguiu junto do IHRU assegurar o aumento do financiamento para 131 milhões de euros para "permitir a edificação das 400 casas e dar resposta localmente às situações de carência habitacional, porque há falta de habitações em São Torcato como na zona de Briteiros ou outros locais do Concelho". "Vamos ter de construir localmente para dar resposta às pessoas", apontou, indicando que o concurso público para a construção dos 111 fogos em Fermentões já tem um empreiteiro indicado para a adjudicação.
Durante a reunião, o Presidente da Câmara já tinha realçado que, no âmbito da Estratégia Local de Habitação, o Município de Guimarães assegurou junto do IHRU o valor de 131 milhões de euros. "Não é um valor para ser despendido dentro de um ou dois anos, mas permite prosseguir com a construção de habitação no parque público para atender às necessidades. É um avanço grande para o quanto antes ter início a construção das 111 habitações, num investimento que andará pelos 20 milhões de euros", referiu Domingos Bragança, ao destacar: "continuaremos a fazer o nosso trabalho, mas quem vier terá toda a margem financeira para prosseguir esta outras políticas relacionadas com o parque habitacional".
Marcações: habitação