Escola de Engenharia da UMinho dá início às comemorações do cinquentenário

images/mnwallimages/900x600/images/mnwallimages/900x600/images/mnwallimages/900x600/images/mnwallimages/900x600/images/mnwallimages/900x600/images/mnwallimages/900x600/images/fotoarquivo/2018/edificios/ccvf.JPG

A Escola de Engenharia da Universidade do Minho dá início, esta quarta-feira, às comemorações do seu Cinquentenário com um Concerto Inaugural no CCVF, pelas 22h00.

A Orquestra do Departamento de Música da Universidade do Minho estará em palco, com direção musical de Vítor Matos e Ângelo Martingo no piano.

O programa propõe concertos, debates, exposições, feiras de emprego e tecnologia, lançamentos de livros, convívios e ações solidárias, sobretudo em Guimarães e Braga.
As celebrações arrancam esta quarta-feira a 16 de Abril, às 21h30, com um espectáculo no Centro Cultural Vila Flor (CCVF), em Guimarães, a cargo da Orquestra do Departamento de Música da UMinho e do pianista Ângelo Martingo, sob a direcção de Vítor Matos.

O reportório inclui «Concerto do Imperador», de Beethoven, e «Sinfonia do Novo Mundo», de Dvořák.

O programa comemorativo prevê ainda para este mês o lançamento do Livro de Graduação da Escola de Engenharia, com testemunhos online dos seus diplomados. Para Maio há uma sessão de acolhimento aos novos membros da EEUM e o debate «Engenharia & Futuro», seguindo-se em Junho a exposição «Engenharia e Arte» e um piquenique com jogos e música popular nos jardins do campus de Azurém, em Guimarães.

Em Setembro realiza-se um encontro de bandas e grupos musicais da UMinho e, ainda, uma mostra de spin-offs, start-ups e interfaces, que contribuem para esta academia ser líder na inovação e nas patentes. A sessão solene dos 50 anos da Escola de Engenharia é a 3 de Outubro, às 16h30, no campus de Azurém. Até final do ano estão agendados um jantar comemorativo, o debate «Estratégias para o Futuro do Ensino Superior», o livro «Memórias da Escola de Engenharia – Apresentação da História do Campus de Azurém» e uma campanha solidária.

Para 2026, propõe-se a mesa redonda «Engenharia e Ética na IA», em Janeiro, os «Dias do Emprego» e a «Cerimónia de Graduação» em Fevereiro, ficando para Março o debate «O Papel da Engenharia na Sustentabilidade e nas Alterações Climáticas» e o concerto de encerramento, no Theatro Circo, em Braga.
A EEUM é a maior Escola da UMinho, com nove departamentos (Informática, Produção e Sistemas, Electrónica Industrial, Sistemas de Informação, Engenharia Biológica, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia de Polímeros, Engenharia Têxtil) e nove centros de investigação (2C2T, Algoritmi, CEB, CMEMS, CTAC, IPC, ISISE, HASLab, METRICs). Tem 263 docentes de carreira, 132 investigadores doutorados e mais de 100 técnicos. No último ano lectivo integrou cerca de 7.800 estudantes, distribuídos por 15 licenciaturas, 13 mestrados integrados, 36 mestrados e 20 programas doutorais.


quarta, 16 abril 2025 09:38 em Educação

Imprimir