Futuro da educação em foco na 1ª edição do Education Summit
Ao som da música «Another Brick In The Wall», com a mistura da versão original dos Pink Floyd e uma adaptada ao evento, a 1ª edição do Education Summit abriu portas esta quinta-feira no Multiusos de Guimarães. Trata-se de um evento internacional dedicado à inovação e ao futuro da educação, que chega pela primeira vez a Portugal, que contará com 1.700 participantes.
Renato Pacheco, da Associação Nova Escola, acredita que a iniciativa vai ajudar a "evoluir" o sistema educativo. "O primeiro grande objectivo foi criar um grande palco para a educação. Os objectivos passam por valorizar a educação, valorizar e potenciar os professores e tornar esta profissão muito mais apelativa para jovens profissionais", referiu o responsável.
Nelson Felgueiras, vereador do Desporto e da Juventude, sublinhou o papel da escola na "construção comunitária". "Guimarães é um território que acredita e aposta na educação. Eu concordo que a educação deve estar em constante mudança e não há melhor momento do que este, onde há gente que pensa o assunto, bem como reflecte e avança em conjunto. Se este Education Summit apontar caminhos para uma educação mais eficaz e para um trabalho mais eficaz e inspirador dos professores já estamos dar um contributo decisivo para uma construção comunitária", disse.
Organizado pela Associação Nova Escola, o evento está a decorrer no Multiusos de Guimarães e conta com a participação de reputados oradores internacionais. O programa do evento, que à margem das palestras conta com vários workshops dedicados ao futuro da Educação em Portugal, vai contar ainda com empresas do sector e participação de António Zambujo como orador, mas também que ficará ainda a cargo do espectáculo de encerramento.