Guimarães nos 100 anos da Travessia Aérea do Atlântico Sul

Guimarães vai assinalar os 100 anos da Travessia Aérea do Atlântico Sul, com um programa que começa na próxima sexta-feira e se prolonga até ao dia 13. Destacam-se homenagens póstumas a Gago Coutinho e Sacadura Cabral, junto à escultura conhecida como Penedo dos Aviadores, na Montanha da Penha, obra do escultor José Luís de Pina inaugurada em 1927.

A cerimónia é sexta-feira, às 10h30, com as presenças do Presidente da Câmara de Guimarães, Domingos Bragança, do Tenente-General Rafael Martins, Presidente da Comissão Histórico-Cultural da Força Aérea (CHFA) e Roriz Mendes, Juiz da Irmandade da Penha. Seguir-se-á ainda o sobrevoo do Santuário da Penha por F16 em homenagem aos Aviadores.
Com início em Lisboa a 30 de março de 1922, a primeira Travessia Aérea do Atlântico Sul foi finalizada a 17 de junho no Rio de Janeiro ficando para sempre imortalizada por ter sido a primeira ligação aérea entre a Europa e a América do Sul e pela utilização de um método inovador de navegação aérea desenvolvido pelos portugueses que por isso se constituiu como um marco da maior relevância, importância e visibilidade para Portugal, para a Marinha e para a Força Aérea.

Ainda no dia 2, às 15h30, está agendada a Inauguração da Exposição Itinerante dos 100 anos da Travessia Aérea do Atlântico Sul, no Guimarães Shopping.
O programa das comemorações prolonga-se ainda entre os dias 10 a 13 de setembro, com realce para a Peregrinação ao Santuário da Penha e transmissão em directo da Missa Campal pela TVI, e ainda o Concerto da Banda da Força Aérea, no dia 13, às 21h30, no Centro Cultural Vila Flor.


quarta, 31 agosto 2022 09:15 em Diversos

Marcações: Travessia Aérea, Atlântico Sul, Gago Coutinho, Sacadura Cabral

Imprimir