Gil Lameiras: "É muito bom estarmos a duas jornadas no fim e fecharmos já a subida"

images/fotoarquivo/2018/desporto/Vitoria2024_2025/EquipaB/Gil_Lameiras_Festejos1.jpg

Ainda com duas jornadas da fase final por disputar, o Vitória B já festejou a subida à Liga 3. Depois de um arranque titubeante, com um empate (3-3) caseiro frente ao Paredes, somou três vitórias consecutivas. Começou por bater o Marco 09 e o Leça e ontem festejou a subida em Paredes, onde venceu por 2-0. Com 10 pontos em quatro jogos, o Vitória B já não pode ser desalojado dos dois primeiros lugares, que dão acesso à Liga 3.

A festa começou em Paredes, onde Noah Saviolo esteve em destaque ao marcar os dois golos vitorianos, e estendeu-se até ao Largo do Toural. Numa iniciativa espontânea, o plantel comandado por Gil Lameiras deixou o autocarro e celebrou a subida naquela emblemática praça. No meio da festa, o treinador do Vitória B não escondeu a alegria pela subida conquistada em campo.


Estava à espera de conseguir fechar a subida à Liga 3 na 4ª jornada da fase final do Campeonato de Portugal?: "Estávamos confiantes que jogo a jogo íamos conseguir este objetivo, que também é do clube, continuar aqui a formar jogadores. Somos uma equipa com uma mentalidade muito forte, uma capacidade de trabalho também muito grande, muita qualidade também. Foi pena o primeiro jogo, mas é muito bom estarmos a duas jornadas no fim e fecharmos já a subida."

Depois do arranque com o 3-3 na receção ao Paredes, qual foi o caminho que o Vitória B percorreu rumo à subida?: "Houve muita paciência por parte de toda a gente, paciência no trabalho, acreditar no processo e uma crença muito grande naquilo que foi transmitido, aliado a uma capacidade de trabalho muito grande e obviamente a uma qualidade também que temos dentro de portas."

Esta é uma equipa que poderá ter outras oportunidades de crescimento na Liga 3, um campeonato mais competitivo?: "O primeiro objetivo do clube é sempre formar jogadores. Obviamente conseguimos aliar essa parte de formar a uma parte de rendimento, a uma parte de ganhar. Subir à Liga 3 e dar contextos mais competitivos aos nossos jogadores torna-se o ideal porque nós queremos que os nossos jogadores tenham desafios à altura de representar a nossa equipa A e conseguirem dar a resposta."

E há aqui neste núcleo de jogadores que num curto-médio prazo podem transferir-se para a equipa A?: "Penso que todos podem ter essa oportunidade. Há uns que estão mais maturados do que outros, mais preparados do que outros, mas felizmente temos muita qualidade dentro de portas. Penso que o clube pode aproveitar, obviamente, esses jogadores. Há muita qualidade, muito talento. Depois, é esperar pela oportunidade, é preciso esperar, é preciso haver aqui um conjunto de fatores associados. Também há a sorte e os jogadores prepararem-se para esse momento."

A nível pessoal esta é uma conquista importante em termos de currículo porque está ainda numa fase inicial da carreira. Também tem um sabor especial desse ponto de vista pessoal?: "Obviamente que sim. Estaria a mentir se não dissesse isso. O foco maior sempre foi olhar para o jogador, perceber como é que o podemos melhorar dia a dia. É um trabalho muito grande no dia a dia. Tudo aquilo que os jogadores e o staff fizeram por mim acaba por me elevar. É continuar a trabalhar. É um momento também importante para mim, continuar a acreditar em mim, continuar a trabalhar, porque obviamente também quero mais. Sou exigente com eles, mas também sou muito comigo mesmo. Portanto, obviamente que é um momento importante também para mim."


segunda, 19 maio 2025 11:22 em Desporto

Marcações: Vitória Sport Clube, Vitória B, Gil Lameiras

Imprimir