Challenger ATP - Guimarães Open apresentado

A poucos dias de se fecharem as listas de participantes no Guimarães Open a organização anuncia a presença do alemão Benjamin Becker, do japonês Go Soeda e do italiano Flavio Cipolla.
A revelação foi feita na apresentação do Challenger ATP - Guimarães Open, prova que vai realizar-se em Guimarães de 20 a 28 de Julho no âmbito da Cidade Europeia do Desporto.

Os torneios da categoria challenger do circuito mundial do ténis masculino (ATP World Tour) estão de regresso a Portugal, após um interregno de 11 anos. O Guimarães Open, integrado na Cidade Europeia do Desporto tem um valor global de 42 500 euros e é pontuável para o ranking ATP. A competição terá lugar nas instalações do Open Village Sports, de 20 a 28 de Julho e marca o regresso da competição internacional de ténis ao nosso país.

Um regresso concretizado através de um certame de nível intermédio do calendário mundial, que converte o Guimarães Open no mais importante challenger do ano em Portugal e o segundo maior torneio de ténis em courts portugueses.

A lista de inscritos será conhecida na próxima segunda-feira, três semanas antes do evento e garante, desde já, a presença do atual número um português no ranking ATP, o vimaranense João Sousa. Gastão Elias, o segundo melhor tenista nacional na hierarquia mundial, está igualmente na calha para atuar nos courts do Open Sports Village, e espera poder vir a fazê-lo já recuperado da lesão no cotovelo direito que lhe condicionou a atividade nas últimas semanas.

Na apresentação do Guimarães Open os organizadores da competição anunciaram, também, as presenças já confirmadas do alemão Benjamin Becker, do japonês Go Soeda e do italiano Flavio Cipolla. Becker de 32 anos, é o actual 92º jogador mundial e já conquistou sete títulos em 13 finais da categoria Challenger. Soeda, de 28 anos, ocupa a 129º posição e foi top-50 há exactamente um ano tendo já conquistado 13 títulos Challenger em 18 finais. Cipolla, de 29 anos, é o 152º do ranking, era top-70 no verão passado e venceu quatro Challengers, tendo já disputado 12 finais.

A expectativa de todos aqueles que estiveram presentes na apresentação oficial é de que João Sousa seja conquistador na sua terra natal e consiga vencer o Guimarães Open. “Temos uma grande esperança neste grande atleta que muito nos honra e orgulha”, disse António Magalhães, presidente da Câmara Municipal de Guimarães, considerando que uma prova como o Guimarães Open representa uma mais valia para o reforço da imagem e notoriedade de Guimarães. Ideia reforçada pelo vereador do desporto e do turismo, Amadeu Portilha que espera do alto nível competitivo e da excelência que o Guimarães Open promete, “uma oportunidade de projectar Guimarães”.

João Sousa, que esteve presente na apresentação do Guimarães Open manifestou a sua alegria por poder participar numa prova desta dimensão na sua terra natal. “Estou muito orgulhoso, é uma honra, poder jogar na minha cidade e perante as pessoas que sempre me apoiaram neste percurso pelo ténis”, afirmou o atleta sublinhando que esta prova “é uma oportunidade de ver grandes jogadores em acção e ver bom ténis e isso é o mais importante”.

Marcações: Desporto

Imprimir Email