Chineses campeões no mundial universitário de Xadrez em Guimarães

Xianghzi Bu, no torneio masculino, e Zhongyi Tan, no torneio feminino, conquistaram os títulos mundiais de xadrez universitário, cuja 12.ª edição terminou no sábado, no Pavilhão da Universidade do Minho, em Guimarães.
Os restantes lugares do pódio couberam a Krzysztof Bulski e Marcin Tazbir, jogadores polacos que perderam perante Bu. A Polónia alcançou, ainda, o quarto, quinto e sexto lugares do torneio.

Entre os quatro portugueses participantes, André Viela, que na primeira ronda defrontou o campeão, assinou a melhor prestação, com um 21.º lugar, após quatro vitórias, um empate e quatro derrotas.

António Vasques ficou no 25.º lugar, ao passo que Lucas Silva quedou-se pelo 32.º e Pedro Rodrigues pelo 35.º, num total de 40 participantes.

Tal como no torneio masculino, Zhongyi Tan confirmou o favoritismo que a primeira posição do "ranking" lhe conferia e conquistou a medalha de ouro entre as mulheres, através de cinco vitórias e quatro empates.

A russa Alina Kashlinskaya alcançou a medalha de prata e Sarah Hoolt, da Alemanha, completou o pódio.

As portuguesas terminaram a prova nos últimos lugares. Entre 22 xadrezistas, Susana Ferreira concluiu na 19.ª posição, Marta Martins ficou em 20.º e Joana Ribeiro quedou-se pelo último lugar.

Marcações: Desporto

Imprimir Email