ENTREVISTA: Conheça o 'gigante' do rugby vimaranense

João Faria tem apenas 16 anos, mas já é o ‘Gigante’ do rugby vimaranense. As boas prestações ao serviço do Guimarães Rugby Union Football – GRUFC, valeram-lhe uma chamada à Selecção Nacional de Sub-17 e em breve vai representar Portugal no Campeonato da Europa A da modalidade. Recentemente venceu o prémio de Jovem revelação masculino na 2ª edição da Gala do Desporto de Guimarães.

O início na modalidade foi um mero acaso. João Faria, em entrevista ao DESPORTIVO de Guimarães conta que “nunca tinha praticado rugby. Tinha apenas visto o Mundial de 2007, porque foi a primeira vez que a nossa Selecção foi ao Campeonato do Mundo”. O impulsionador foi o “professor de matemática do 6º ou 7º ano”, refere sem conseguir precisar, que lhe falou numa equipa que tinha acabado de nascer. “Como era assim mais forte fisicamente ele sugeriu-me esta modalidade, e como sou aqui do centro decidi experimentar”. Até esse momento, apenas gostava de jogar futebol entre amigos e praticar desporto na escola, nas aulas de educação física. “Felizmente vim experimentar e gostei”. Aliás, João Pedro faz questão de vincar que “cada vez gosto mais do rugby”, considerando que “é uma modalidade com um grande espírito de união entre a equipa e até com os adversários. Nós costumamos dizer que aqui não há “futeboleiros”, aqueles que se atiram para o chão por qualquer coisa. Toda a gente é amiga. Eu sou amigo de grande parte dos atletas contra quem jogo”, faz notar.

O percurso no rugby começou nos sub-14, representando agora a equipa de sub-18 dos vimaranenses, onde é capitão. A ambição não tem limites e João Faria espera “daqui a dois anos estar nos seniores”. 
Antes disso, deseja ainda representar Portugal no próximo Campeonato da Europa A de sub-18, até porque ajudou a Selecção no apuramento. “Já tinha um percurso de Selecção nos sub-16, mas não fizemos nenhum jogo contra outra selecção, apenas treinos com equipas. Nos sub-17 vamos agora preparar o BRIVE, em Agosto, depois começam os sub-18 na preparação para o Campeonato da Europa A”. João Faria recorda que “em Maio vencemos o Torneio de Logroño, em Espanha, e com isso garantimos a participação numa prova que reúne as melhores da Europa, como a Inglaterra, a Irlanda, França, Itália, etc...”.
Internamente é que a época não foi perfeita, conta João. O GRUFC ficou em terceiro lugar na zona norte. “Não foi bom. O que nós queríamos era o primeiro lugar, para tentar disputar a subida de divisão”. Mas as expectativas para a próxima época estão altas, uma vez que “a equipa já será toda de segundo ano e apostamos em subir de divisão”.
No que diz respeito ao futuro, João Faria não é muito expansivo. Terra a terra, apenas diz que sabe que “é difícil” conseguir fazer carreira no rubgy, mas é exactamente isso que pretende.

Prémio jovem revelação do ano masculino

No dia 2 de Julho, João Faria venceu o prémio revelação 2011 na Gala do Desporto de Guimarães. A concorrência era forte – Sasha Pindrys do Kickboxing do Vitória e João Santos do Clube de Xadrez da Escola João de Meia - mas o júri escolheu o ‘Gigante’ do rugby, como é conhecido. “Foi o reconhecimento do meu trabalho ao longo deste ano”, comentou João, que com um sorriso bem largo disse esperar, no próximo ano, “ser eleito o atleta do ano”.
O prémio não foi apenas de reconhecimento, uma vez que a João Faria foi atribuída uma bolsa no valor de dois mil euros. “Vou investir no meu futuro e nas deslocações para a Selecção, que são quase sempre a Lisboa”, assinalou.


Marcações: Desporto

Imprimir Email