“Abril com Cantigas de Maio” celebra primeiras eleições e Mário Soares

images/fotoarquivo/2018/abril_com_cantigas_de_maio_2025.jpeg

O programa artístico e cultural do evento “Abril com Cantigas de Maio” vai celebrar os 50 anos das primeiras eleições democráticas e o centenário de Mário Soares nos meses de Abril, Maio e Junho. 

Com cinema, concertos, conferências, exposições, ilustrações, visitas guiadas e workshops, a iniciativa organizada pelo Município de Guimarães volta, uma vez mais, a envolver toda a comunidade vimaranense, juntando várias instituições do concelho. 

Em parceria e colaboração com o Convívio - Associação Cultural, o Cineclube de Guimarães, do Centro Infantil e Cultural Popular, o Círculo de Arte e Recreio, a Sociedade Martins Sarmento e a Sociedade Musical de Pevidém, o programa contará ainda com o concerto "Sons da Liberdade", no espetáculo "Quem tem Medo da Flor do Campo?" e na performance "Liberdade e Cinema Amador".

Na apresentação do programa, o vereador da Cultura, Paulo Lopes Silva, sublinhou que é "urgente" celebrar o 25 de Abril de 1974.

"Há muito tempo que não sentia a urgência de celebrar Abril. Porque significou paz para os portugueses e para as nossas colónias. Este é um momento, à escala mundial, de defender esses valores de forma acérrima. Há muitos locais espalhados pelo mundo onde é preciso encontrar a paz e não só nos locais que estão nas notícias. Num momento onde vemos nas democracias mais respeitadas do mundo ataques à liberdade de imprensa e ao trabalho dos jornalistas. É um momento de afirmar uma imprensa livre, que é atacada pelos governos e pelas novas formas de comunicação. Por outro lado, vamos encontrando ataques às liberdades conquistadas com o 25 de Abril", sublinhou. 

segunda, 07 abril 2025 18:39 em Cultura

Imprimir