«Mulheres e Trabalho» na abertura do novo ciclo de conferências da Casa de Sarmento

 

A Casa de Sarmento inicia esta quinta-feira o ciclo «Novos Olhares» que tem como objectivo divulgar, num ambiente informal, os resultados de investigações desenvolvidas pela comunidade científica.

A primeira conferência intitula-se «Mulheres e Trabalho: da economia familiar ao salário individual» e será proferida por Isabel dos Guimarães Sá. A iniciativa está marcada para as 18h00, nas instalações da Casa de Sarmento, em Guimarães.

Neste ano, "consciente da permanência das desigualdades de género e da pertinência que este assunto tem na ordem mundial", a Casa de Sarmento considera relevante reflectir sobre a posição da mulher na sociedade numa perspectiva histórica, realizando um ciclo de três sessões que terão como tema central a mulher no trabalho e na sociedade, no contexto dos estudos de género da actual historiografia europeia.

A convidada para a conferência de abertura - Isabel dos Guimarães Sá - é professora do Departamento de História da Universidade do Minho e investigadora integrada do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da mesma universidade. Tem feito pesquisa em História de Portugal e do seu Império nas áreas da História Social, e escreveu vários livros sobre as Misericórdias portuguesas, bem como várias biografias de rainhas de Portugal do século XVI, entre as quais a de D. Leonor de Lencastre (1498-1525).

Os seus interesses de investigação prendem-se com vários temas, tais como: a cultura material, a história da família, e as diferenças de género. O seu último livro intitula-se O Regresso dos Mortos: os doadores da Misericórdia do Porto e a expansão ibérica (séculos XVII-XVIII), Lisboa, Imprensa de Ciências Sociais, 2018.

Foto: Artur Pastor, cedida por Casa de Sarmento

 

quinta, 16 março 2023 09:22 em Cultura

Marcações: Casa de Sarmento , ciclo «Novos Olhares»

Imprimir