Música, exposições e celebrações religiosas para celebrar «Da Quaresma à Páscoa»

O programa cultural e religioso «Da Quaresma à Páscoa» decorre de 24 de Março a 9 de Abril em vários espaços da cidade incorpora a Exposição «A Paixão em Guimarães», o Festival Internacional de Música Religiosa de Guimarães e celebrações religiosas.

A «A Paixão em Guimarães» trata-se de um percurso pelas igrejas, passos da Paixão e museus vimaranenses nos quais o visitante fica a conhecer um número significativo de peças relacionadas com a Quaresma. Em cada igreja e museu, o visitante pode apreciar três peças do acervo dessas instituições, relacionadas com o tema da Paixão. Por cada museu ou igreja visitada será oferecido um marcador. 

São 18 locais diferentes, constituindo um itinerário pela cidade, que contará com entrada livre de 24 de Março a 8 de Abril, como destacou a directora Isabel Fernandes, directora do Museu de Alberto Sampaio, Paço dos Duques de Bragança e Castelo de Guimarães, na apresentação do programa realizada, esta terça-feira, no Salão Nobre da Câmara Municipal.

As celebrações religiosas acontecem nos dias 26, 29, 31 de Março e 2, 6, 7, 8 e 9 de Abril. O Arcipreste de Guimarães e Vizela, Padre Samuel Vilas Boas, enalteceu um programa "riquíssimo" e sublinhou que "as paróquias estão disponíveis para colaborar nestas iniciativas". "É um trabalho conjunto para dar a conhecer a cultura e o património", acrescentou

Já a VII edição do Festival Internacional de Música Religiosa de Guimarães decorre de 2 a 8 de Abril. O director artístico, César Viana, referiu que o programa deste ano foi "pensado na cidade de Guimarães" e "no seu nível musical". "A vida musical de Guimarães é muito intensa. Este programa foi enriquecido com nomes nacionais e internacionais que podem elevar o festival e atrair outros públicos", disse César Viana, destacando a parte instrumental do festival.

O vereador da cultura, Paulo Silva, frisou que o programa «Da Quaresma à Páscoa» permite "disfrutar do território cultural", num "momento que serve também para mostrar aos turistas estrangeiros, sobretudo oriundos de Espanha, todo o património edificado de Guimarães e não só", através de artistas de "relevo nacional e internacional". "A exposição é uma oportunidade para ver algumas peças que não estão disponíveis permanentemente. Já os concertos, para além da componente cultural e artística, inspiram a uma reflexão", apontou.

terça, 14 março 2023 14:47 em Cultura

Marcações: Da quaresma à Páscoa

Imprimir