Sociedade Martins Sarmento distribuiu prémios aos alunos para homenagear o seu Patrono

A Sociedade Martins Sarmento está a promover esta quinta-feira as tradicionais comemorações do 9 de Março, com a entrega dos prémios escolares.
O «dia do prémio escolar» começou esta manhã com a distinção dos alunos do 1º ciclo dos agrupamentos de escolas de Abação, D. Afonso Henriques, Vizela, Briteiros, Francisco de Holanda, Virgínia Moura, S. Bento, Fernando Távora, Mário Cardoso, Taipas, João de Meira e Colégio do Ave.

Na sessão de abertura, o Presidente da Sociedade Martins Sarmento, Antero Ferreira, explicou que a cerimónia é uma forma de homenagear o Patrono da centenária instituição vimaranense, lembrando que Martins Sarmento foi "um ilustre arqueólogo que descobriu a Citânia de Briteiros e o Castro de Sabroso e que explorou essas ruínas. Por esse trabalho tornou-se muito reconhecido e recebeu muitos prémios e em Guimarães as pessoas decidiram fazer-lhe uma homenagem e os seus amigos entenderam que a melhor maneira de o fazer era criar a Sociedade Martins Sarmento que tivesse como missão principal promover a educação".

No primeiro ano da sua existência, em 1882, a Sociedade Martins Sarmento decidiu distinguir os melhores alunos do Concelho numa altura em que havia poucos alunos, como salientou Antero Ferreira.
"As escolas eram muito poucas e havia poucas pessoas a estudar, a maioria não sabia ler nem escrever e a Sociedade Martins Sarmento teve um papel muito importante na altura no apoio à criação de escolas e fomentar a educação", afirmou o Presidente da Instituição revelando o prémio oferecido aos alunos na primeira festa do prémio escolar, no longínquo ano de 1882: um diploma e um livro. Mais tarde, continuou, foi acrescentado ao prémio um pão com marmelada.

A sessão de entrega de prémios escolares prossegue esta tarde. Pelas 15h00, recebem o prémio os alunos do 1º ciclo dos agrupamentos Abel Salazar, Pevidém, Santos Simões, Gil Vicente, Vale de S. Torcato, Colégio de Nossa Senhora da Conceição e Escola Integrada do Ave. Pelas 17h00, realiza-se a sessão de entrega de prémios escolares aos alunos do 3º ciclo.
O prémio escolar consiste num diploma, o livro «Nove - Revista de Guimarães júnior», entradas para diversos espaços culturais de Guimarães e um doce tradicional de Guimarães.
O programa do 9 de Março encerra pelas 21h00, com sessão de entrega de prémios aos alunos do ensino secundário e universitário, uma conferência por Rodrigo Azevedo e um momento musical a cargo de alunos do Conservatório de Guimarães.

quinta, 09 março 2023 11:11 em Cultura

Marcações: Sociedade Martins Sarmento, 9 de Março, prémios, escolares

Imprimir