Elvira Coutinho foi a primeira mulher do Concelho a obter o curso de Construção Civil Mestrança
Tem 83 anos, mas a cabeça parece de uma jovem e a aparência de uma senhora bem mais fresca do que indica o cartão de cidadão. Elvira Coutinho é carinhosamente conhecida como Virinha e é assim que se apresenta. Durante a entrevista fez questão que deixasse de a tratar por senhora para então chamá-la de Virinha. E assim fiz.
É natural da freguesia de Sedielos, concelho do Peso da Régua, distrito de Vila Real. Aos 11 anos foi para Lisboa onde permaneceu cerca de quatro anos, e perto dos 15 foi para o Brasil onde viveu 11 anos.
Em Lisboa foi manicure e calista (pedicure), assim era conhecida a profissão antigamente. Tinha clientes de alto gabarito, desde artistas de cinema e televisão a generais.
Quando regressou do Brasil, a vontade do pai era que a filha permanecesse na aldeia, mas Elvira já tinha 26 anos e opôs-se à sua vontade. Como tinha familiares na Cidade-Berço acabaram por radicar-se aqui. Como meio de subsistência adquiriu o passe de um restaurante e depois montou um café ao qual deu o nome de Maracanã.
Pode ler mais na BIGGERmagazine de Outubro!