Secretário de Estado do Ambiente diz que Guimarães está à frente do seu tempo

"Guimarães tem uma Câmara que anda sempre um bocadinho à frente do seu tempo", afirmou o Secretário de Estado do Ambiente. Hugo Pires falava na sessão de apresentação da «Vitrus Talks» que decorreu no parque da Ínsua, em Ponte, no âmbito do Dia Internacional de Acção pelos Rios.

Rendido ao trabalho que o Município de Guimarães tem desenvolvido em ordem à sustentabilidade ambiental, o governante chegou mesmo a formular o desejo de vir a Guimarães em 2025 festejar a distinção de Guimarães como Capital Verde Europeia, com a certeza de que "Guimarães merece pelo trabalho que tem desenvolvido em várias áreas ambientais".
Na sua intervenção, o Presidente da Câmara destacou precisamente que a candidatura que Guimarães está a preparar, aponta para a necessidade de se trabalhar para "podermos ter uma vida sustentável e saudável, o que implica a salvaguarda do nosso património ambiental". Sublinhando a necessidade de sensibilizar a população para este desiderato, "utilizando uma linguagem simples", Domingos Bragança afirmou que a candidatura integra medidas que nos permitarão ser "uma cidade referência avançada no tempo o que implica o combate às alterações climáticas".

"Este trabalho é fundamental e não é por capricho, por vaidade ou moda. Temos de mudar de atitude e de comportamentos", vincou.
Ora, como foi salientado, tudo isto está relacionado com a necessidade de defender a qualidade dos rios. E a propósito do Dia Internacional de Acção pelos Rios, o Presidente da Vitrus, salientou o trabalho que tem vindo a ser desempenhado pelos guarda-rios daquela empresa Municipal. Sérgio Castro Rocha revelou que só este ano os quatro guarda-rios da Vitrus registaram 70 ocorrências, para realçar a importância do seu trabalho. Neste contexto, pediu ao Secretário de Estado do Ambiente para avançar para a profissionalização dos guarda-rios, repto que Hugo Pires assumiu como objectivo

Manifestação contra a via do Avepark

A sessão de apresentação da iniciativa «Vitrus Talks» ficou marcada por uma manifestação de protesto contra a construção da via do Avepark. À sua chegada a Ponte e no final da sessão, o Presidente da Câmara não se furtou a dirigir-se aos manifestantes. Domingos Bragança ouviu o descontentamento de alguns manifestantes, nomeadamente da Presidente da Junta de Santa Eufémia de Prazins e manifestou disponibilidade para uma reunião onde possam ser evidenciados os diferentes pontos de vista.


terça, 14 março 2023 19:01 em Ambiente

Marcações: manifestação, Viturs Talks

Imprimir