Roboparty decorre na UMinho até amanhã

A Universidade do Minho e a spin-off SAR - Soluções de Automação e Robótica promovem amanhã, a RoboParty, com mais de 500 participantes vindos de todo o país e algumas equipas estrangeiras.
O evento pedagógico ensina a criar robôs móveis autónomos de forma simples e animada. Esta 12ª edição decorre no pavilhão desportivo do campus de Azurém, com entrada livre.

A maioria dos participantes é da faixa etária dos 15 aos 18 anos, sendo que o mais novo tem 7 e o mais idoso 68 anos.
Esta sexta-feira e sábado há desafios robóticos, onde os participantes põem os seus robôs à prova, para demonstrar as suas capacidades. Estas provas não têm qualquer intervenção humana, e consistem em três desafios: obstáculos, perseguição e dança, sendo que este último decorre amanhã, sábado, às 14h30.

No final do evento os participantes levam os robôs consigo.

Ao longo dos três dias non-stop (os jovens trazem saco-cama), há múltiplas actividades lúdicas e desportivas, como apresentação de gadgets, actuações de DJ, da Tuna Feminina de Engenharia da UMinho e da Afonsina - Tuna de Engenharia da Universidade do Minho, torneios de xadrez, ténis de mesa, lançamentos de basquetebol e remates de futsal, demonstrações de KravMaga e Kickboxing e «internet wireless».
“As últimas 11 edições contaram com mais de 5000 jovens entusiastas com vontade de se divertir a aprender electrónica, programação e mecânica”, afirma Fernando Ribeiro, professor da Escola de Engenharia, que coordenada esta iniciativa.
Os sites oficiais são www.roboparty.org e www.facebook.com/RoboParty.

Marcações: roboparty

Imprimir Email