Guimarães foi galardoada no CDP Awards Europe

Após ter sido reconhecida pelo CDP – Carbon Disclosure Project como uma das 119 cidades líderes mundiais no que respeita à acção e transparência ambiental, Guimarães foi galardoada, cnos CDP Awards Europe, em Paris. Sob o mote «Move the Money», o evento reuniu no Grand Palais Éphémère os principais líderes e decisores políticos, executivos, economistas e especialistas em finanças de toda a Europa para debater o financiamento da transição verde. Em representação do município de Guimarães esteve Paulo Lopes Silva, vereador da Câmara Municipal.

Entre os oradores, destaque para a presença de Ambroise Fayolle, vice-presidente do Banco Europeu de Investimento, Emanuelle Assouan, diretora-geral de Estabilidade Financeira e Operações no Banque de France e co-presidente do Grupo de Trabalho da NGFS sobre a Perda de Biodiversidade, Marina Silva, ministra de Estado do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Brasil, Michiko Suga, representante do departamento europeu do Banco Asiático de Desenvolvimento, Santiago Lefebvre, fundador e CEO da ChangeNOW, Sherry Madera, CEO do CDP, e Clover Hogan, ativista e fundadora da Force of Nature.
A iniciativa terminou com uma cerimónia de reconhecimento das cidades que estão a liderar o caminho para limitar o aumento global das temperaturas a 1,5°C, protegendo o planeta e a natureza. Entre as quais destaca-se o município de Guimarães, a única cidade portuguesa reconhecida na Lista A do CDP pela excelência no combate às alterações climáticas. Neste âmbito, foi também lançado durante o evento o CDP Europe Report 2024, que proporciona anualmente insights sobre o progresso e os desafios ambientais na região.

No momento da entrega do prémio, Paulo Lopes Silva sublinhou o “compromisso contínuo do município, cidadãos, instituições de ensino e empresas de Guimarães com as políticas que minimizem os impactos das alterações climáticas”. E continuou: “Este reconhecimento é muito relevante, porque conseguimos estar entre as 22 cidades europeias que atingiram a Lista A do CDP, revelando o sucesso e a transparência das estratégias adotadas no concelho, aliado ainda à transição digital”. “Estamos no bom caminho, mas ainda há muito trabalho a desenvolver na transição verde, no qual o Bairro C – carbono zero terá certamente um papel preponderante, enquanto local de desenvolvimento de projetos que podem posteriormente ser replicados, servindo também de exemplo para outras cidades”, concluiu.


quarta, 27 março 2024 15:47 em Ambiente

Marcações: CDP Awards Europe

Imprimir