Camélia de Guimarães classificada no "honroso" quarto lugar no concurso de árvore europeia do ano 2024

A Camélia de Guimarães, existentem no jardim barroco da Casa de Margaride, em Mesão Frio, obteve um honroso quarto lugar no concurso de árvore europeia do ano 2024.

Os resultados foram divulgados pelo Parlamento Europeu, tendo sido a vencedora do concurso, pelo terceiro ano consecutivo, uma árvore da Polónia.

A árvore vencedora do concurso europeu arrecadou 39 mil 159 votos, enquanto a representante de Portugal conseguiu 13 mil 508 votos. Em segundo lugar ficou a candidata da França e em terceiro uma árvore oriunda de Itália.

Pode conferir os resultados AQUIhttps://www.treeoftheyear.org/vote

Em declarações ao Grupo Santiago, José Couceiro da Costa, da Quinta de Margaride, a classificação "é uma honra". "Foi a maior classificação de sempre que uma árvore portuguesa obteve em número de votos expressos neste concurso", afirmou, agradecendo ao contributo de todos os amantes da natureza pelo envolvimento que tiveram no concurso.

A participação histórica no concurso europeu da Camélia de Guimarães consolida o reconhecimento e o carinho que tem recebido nos últimos anos. "Há quatro anos, a Camélia venceu o concurso árvore do ano de Guimarães; no ano seguinte a árvore foi classificada de Património Nacional pelo Instituto para a Conservação da Natureza e Florestas; no ano passado foi árvore do ano em Portugal e este ano ficamos em 4º lugar no concurso europeu. Os jardins da Casa de Margaride têm conhecido um corrupio de visitas, o que nos concede imensa alegria, com solicitações constantes de grupos de pessoas interessadas em conhecer e admirar esta espécie e o nosso jardim barroco", afirmou José Couceiro da Costa.

No próximo sábado, a Quinta de Margaride, em Mesão Frio, abre as portas à comunidade, numa celebração da primavera, com visitas guiadas gratuitas, podendo os interessados percorrer livremente os jardins e degustar um chá de produção local, sendo necessário levarem a respectiva chávena, medida adoptada para "reduzir o impacto ambiental".

quinta, 21 março 2024 13:09 em Ambiente

Marcações: Camélia

Imprimir