VÍDEO: Camélia vimaranense recebeu Prémio da Árvore Portuguesa do Ano 2024

A Camélia vimaranense, da Casa de Margaride, recebeu esta tarde o Prémio da Árvore Portuguesa do Ano 2024. 

Um título nacional após um processo de seleção e votação popular atribuído pela União de Organizações de Produtores Florestais. Numa cerimónia abrilhantada pela actuação da Tuna Afonsina, o anfitrião José Couceiro da Costa sublinhou a "defesa do património verde". 

De resto, já está a decorrer a votação para eleger a árvore europeia do ano. Trata-se de uma eleição em que Portugal está representado pela camélia da Quinta de Margaride, da freguesia de Mesão Frio, depois de ter ganho a eleição da árvore do ano em Portugal. Conceição Santos Silva, da UNAC, destacou a boa prestação das árvores portuguesas na competição.

O evento contou ainda com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Guimarães. Domingos Bragança lembrou a importância da "preservação das árvores" em Portugal. 

O concurso de árvore europeia do ano decorre até às 15 horas do dia 22 deste, através de um sistema de votação online que apresenta a história das 15 candidatas em https://www.treeoftheyear.org/vote.

A entrega de prémios terá lugar no dia 20 de Março no Parlamento Europeu, numa cerimónia que terá lugar no prestigiado anfiteatro Yehudi Menuhin, no edifício Paul Henri Spaak.

quinta, 15 fevereiro 2024 18:02 em Ambiente

Marcações: Camélias

Imprimir