Separar ou compostar resíduos em Guimarães vai dar descontos

Quem separar resíduos orgânicos ou efectuar compostagem na origem será beneficiado pelo alargamento do sistema PAYT (pague pelo resíduo que produz) e introdução do projecto SAYR (poupe ao mesmo tempo que recicla).

Com a entrada em vigor da obrigatoriedade da recolha selectiva de biorresíduos em todo o País, no passado dia 1 de Janeiro, a Câmara de Guimarães criou um tarifário de resíduos que irá beneficiar quem separa os resíduos orgânicos ou efectua a compostagem na origem. Este novo modelo prevê também o alargamento da área do sistema PAYT e a inclusão do sistema SAYR.
Este novo tarifário manterá o valor da tarifa para a recolha de orgânicos no sistema PAYT em 0,005€/litro, como um incentivo à separação, e aumentará a tarifa para a recolha dos indiferenciados (fracção resto) nas zonas PAYT para 0,026€/litro, como forma de desincentivar a sua deposição.

A grande novidade será mesmo a aplicação do sistema SAYR, através do reembolso de 50% da tarifa variável, em Dezembro de 2024, em todas as facturas dos utilizadores que comprovem que efectuam compostagem doméstica, assim como dos utilizadores com recolha selectiva de orgânicos que levantem entre 12 a 16 sacos/mensais para os resíduos orgânicos e os depositem na via pública, durante todo o ano. Desta forma, os utilizadores conseguirão uma redução mensal de 2% do tarifário em relação ao ano de 2023.

“Com este novo tarifário, queremos reconhecer quem separa os resíduos orgânicos ou efectua a compostagem na origem, oferecendo um benefício económico e directo aos cidadãos, procurando aumentar ainda mais a recolha de resíduos orgânicos, promovendo assim a economia circular”, refere Sofia Ferreira, vereadora do Ambiente e Acção Climática da Câmara Municipal de Guimarães.


Marcações: resíduos, separar, compostagem

Imprimir Email